quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Encontro consigo mesmo...

A felicidade é um estado de espírito. Quando você está bem consigo mesmo, o mundo pode estar desabando ao seu lado, que nada te atinge. Se você quer encontrar a felicidade, olhe dentro de você, descubra o que te faz bem, e o que te incomoda. Faça uma limpeza interior, jogue fora os sentimentos que te machucam e que te deixam inquieto. Nada na sua vida deve valer mais a pena do que sua paz de espírito.
Feche os olhos por um instante, limpe sua mente de todas as coisas que você passou durante o dia, procure não pensar em nada, simplesmente relaxe. Sinta cada parte do seu corpo, como se a estivesse tocando com seus próprios dedos. Sinta o sangue fluir de suas veias como uma corrente de luz que te leva para a fonte pura de energia. Permaneça em silêncio pelo período de tempo que achar necessário. Mantenha sua mente limpa e aberta para receber as bênçãos que lhe serão dadas.
Quando seu coração sentir que é hora de retornar a casa, você abrirá seus olhos lentamente, e sentirá em cada célula do seu corpo, uma sensação de paz interior. Começará a ver os acontecimentos e as pessoas de uma maneira diferente. Principalmente, você se verá de um modo diferente, chegará a conclusão que as coisas e as pessoas não mudaram, mas sim, a maneira como você as vê hoje.

Estava lendo um livro e achei essas frases interessantes e verdadeiras.


Ninguém vive sozinho;
Nada acontece por acaso;
Eu estou no lugar em que devo estar nesse momento;
A vida não para seu ciclo só porque você está sofrendo;
Cada um é responsável pelo que faz ou deixa de fazer da sua vida;
Etc, e tal...

Eu sei que muitas pessoas ao lerem esse texto podem pensar: Isso eu já sabia, será que ela descobriu isso só agora? Não, não descobri agora, mas comecei a pensar e agir sobre essas teorias agora. Há momentos na vida da gente que as coisas parecem tomar um rumo diferente daquele que esperávamos que tomassem, mas no final do percurso, vemos que o caminho que a vida cursou, por pior que parecesse, foi o mais inteligente a ser trilhado.
As pessoas nos deixam, e saem das nossas vidas muitas vezes da mesma maneira que entraram, de repente. Várias vezes me perguntei, porquê, hoje não me pergunto mais. Simplesmente vivo o momento que tenho com a pessoa e tiro dele o aprendizado que me cabe. Dói? Claro que dói, toda separação é sofrida, por mais que o tempo que você ficou com a pessoa foi curto, não interessa, você criou um vínculo com ela, e ela te fez feliz em algum momento, como você também a fez.
Tentar entender tudo que acontece na nossa vida é loucura, pois não temos certeza de nada, a única coisa que sabemos é que nosso corpo não é eterno, mas nosso espírito sim. Cada pessoa que passa por nossa vida,nos acrescenta algo, como também acrescentamos à ela algum aprendizado. Cabe a nós, somente a nós, acharmos as respostas que tanto queremos que a vida nos dê, é só olharmos para dentro de nós mesmos, e entrarmos em sintonia com nosso Eu interior, ele sim, saberá nos guiar no caminho certo, e com certeza trará todas as respostas que tanto procuramos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Para refletir!!!!

"Não se pode pisar no mesmo rio duas vezes, é impossível. Não se apegue, se você se apegar, criará o inferno."
Osho

O Desapego é Sábio - Sérgio Savian


Existem basicamente duas formas para você evoluir espiritualmente: por meio da meditação, do autoconhecimento ou por intermédio da relação amorosa. É incrível como qualquer um dos dois caminhos leva, conseqüentemente, ao outro. Quanto mais você medita e estabelece uma boa relação consigo mesmo, aprende a respeitar-se. Cuidando-se bem, desenvolve uma relação de amor próprio. E quanto mais se faz isto, é capaz de respeitar, cuidar e amar os outros, tornando-se cada vez mais amoroso (a).
No outro caminho, o do amor, acontece o contrário. Na arte de estar com alguém ao seu lado, você vai aprendendo a consultar os seus sentimentos a fim de que a relação seja verdadeira. Aprende a estar junto do outro quando seu coração assim o quer e a não estar, quando seu feeling diz que não é o momento. Da mesma forma que você consulta o seu querer, entende que o outro também tem este direito.
Tem horas que a gente quer namorar, conversar, fazer alguma coisa junto do (a) parceiro (a). Já noutros momentos é importante ficar só. Sozinho, você pode fazer as suas coisas, desenvolver-se em alguns assuntos que só dizem respeito a você mesmo. Sem contar o silêncio, tão necessário à alma quanto a comida ao corpo.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Para iniciar a semana!!!!

Nascidos da mesma planta. Uma rosa e um espinho.


O Medo de sofrer deve ser esquecido porque, todos, sem exceção, quando projetam uma ação de vida, fazem antes uma prospecção para analisar as probabilidades e, se após isto falharem, não há o porquê sofrer, pois havia a consciência.

Antonio Rogério

Metade



Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio
Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.
Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que triste
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade.
Que as palavras que falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo
Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
E que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que penso
E a outra metade um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste
E que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável
Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que eu me lembro ter dado na infância
Porque metade de mim é a lembrança do que fui
E a outra metade não sei
Que não seja preciso mais que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço
Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é a canção
E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

Para refletir


Desabafo

Se tu soubesses a raiva e a indignação que eu estou nesse momento... Odeio pessoas falsas e mentirosas, que fazem de tudo pra te conquistar, depois vem com uma conversa mole dizendo que precisam de um tempo. Porcaria de tempo nenhum... essa história de tempo não existe. Tempo é coisa que a gente tem de sobra.
Se não quer nada com uma pessoa, não desperta nela nenhum tipo de sentimento,não cria nela expectativas que nem você possui. Nem eu sei direito porque estou com tanta raiva, se pra mim isso foi melhor... A raiva que sinto não é de você... a ira é comigo mesma, por ter acreditado que poderia dar certo.
Fiquei anos sem dar chance alguma pra mim, quando resolvo dar olha o que acontece. Vou esfriar um pouco minha cabeça... ela ta borbulhando em mim.
A confusão interna que me encontro é muito grande, não sei nem mais onde estou, em qual lugar me acho. A única coisa que tenho certeza é que as coisas vão mudar... e pra melhor se Deus quiser.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Confusão na Alma


ENCONTREI ESSE TEXTO NA NET E ELE RELATA TUDO QUE ESTOU SENTINDO NESSE MOMENTO.

Bum, bum, bum, bum...estes são os sons que ecoam na minha cabeca, mente, consciência, alma, no raio que parta. Chamem-lhe o que quiserem. O que eu sei é que é um lugar bem fundo porque estremece o meu corpo todo. Pum, pum, pum, catrapum e continua, agora um pouco mais grave, o som, mas sempre lá e que dor de cabeça eu tenho. O meu cérebro rodopia e roda e roda... E de repente fecho os olhos. Silêncio. Calma.
Mas tenho de abrir os olhos. Preciso de ver. Ver e sentir, e viver, e olhar e sonhar. E o que vejo? Pessoas falsas, vãs e vazias, mas extremamente altivas e realmente sonho. Sonho não ser assim. As pessoas enojam-me tanto quanto me fascinam. Aborrecem-me tanto quanto me prendem. Tem a minha atenção perante uma parvoice e insensatez brutal.
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH...um grito sai de dentro de mim.
Apetece-me tantas coisas e ao mesmo tempo nada. Bum, pum, pas...E tudo ao mesmo tempo agora. E a minha cabeça ou o caracas ou então sou mesmo eu. Mais uma criatura que da mesma maneira que observa é observada. Confusão, confusão, confusão... Entendem? Claro que não. Não precisam. Não sabem. Não fazem idéia porque vivem longe, bem longe e sabem que mais? Que inveja imensa tenho eu de voces.
Puta que pariu esta vida de merda.
E eu olho e vejo e sinto e vivo e desespero e amo e odeio...sempre com estes sons a bater e a ecoar e a doer e a magoar. Apetece-me bater com a cabeça na parede e mandar a merda todas as pessoas que me fazem questionar sobre a razão da existência humana...ou da minha só. Levo as mãos a cabeça, faço pressão mas não da.
O meu corpo dá voltas e gira e rodopia e sinto-o a escaldar, a ferver e depois, eis que acontece... ...a lágrima deixou de lutar e caiu.
A dor nao passou mas esta melhor!!!!!!

As Preces




Ouço nesse vermelho encantadoe tão cheio de magias, um cantar triste...Está menos riso... que será?
Meu amado
Venha logo e impeçaEm meus sonhosA Primavera recolher as cores,Nada sei mais dizer...Perdoe-me tal confusãoEm minha alma
Venha logo...A madrugada está se despedindo
mais cedo, tens como evitarLevarem de mim a brisa da esperança
Apressa meu amado
Venha impedirMeu olhar chorar perdida solidão
Chega logo...
Antes que em meu coraçãoo frio negro me machuque...
Não me deixe
Assim quieta, e calada...sem destino e sem verdade

...



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O poeta é perigoso

A palavra é a melhor e mais imprecisa forma de representar o real. Nada é tão único, direto e simples quanto à palavra e nada tão pantanoso. O homem vive a dificuldade de aprisionar a palavra, para, só assim, descobrir o termo preciso. Essa luta só acaba quando, no esforço de aprisionar a palavra, ela o aprisiona. Esse jogo (Luta? Tarefa? Alegria? Catarse), o de aprisionar a palavra e ser aprisionado, fascina de tal modo que quem o empreende faz-se um apaixonado por ele. Este é o jogo do escritor; e também o do poeta. E ainda o do bom político Aprisionar a palavra que escapa, dela desejando ser vítima, amante, senhor e escravo.
Poetas e políticos possuem essa afinidade: a de descobrir a palavra, a de viver da palavra. Eles se tornam cúmplices da palavra no processo através do qual ela impera sobre eles, ao mesmo tempo em que precisa ser vencida por ambos. Pois é desse esforço bendito e maldito (porque sempre incompleto e insatisfatório) que nasce o poeta.
A poesia, porém, não pára na palavra. Ela é também – e sobretudo – a busca do sentido das coisas. E o que é o sentido das coisas? Este, aparece rapidamente em nossa mente e logo foge, escapa, nem sempre se torna claro para o homem. Este, porém, prefere chamar esse clarão fugidio de verdade. Mas é sempre errático e fugidio.
Eu perguntaria a vocês: é fácil saber o que é a vida? A morte? É claro saber o que é a liberdade? O que é a política? Não! Nós temos impressões, percepções, e há sempre algo a fugir no sentido das coisas. Aí está o poeta. O poeta é esse ser à margem dos homens, um tanto subversivo em relação aos comportamentos dos homens, que busca pilhar a lucidez fugidia. Enquanto os homens vivem atados às suas paixões, o poeta (que também tem as dele), guarda dentro de si um outro lado em permanente vigilância, em alerta de sensibilidade. Ele não tenta entender o sentido das coisas apenas; ele tenta – se me permitem a palavra – sentir o sentido das coisas. E nesse momento o sentido das coisas não é apenas algo fluido em sua inteligência mas uma vivência ou intuição presente sobretudo no órgão do sentimento.
O poeta vê o verso, vê o outro lado. Por isso, ele é perigoso. Por isso, ele é grandioso. Por isso, ele ameaça. A história dos homens conta inúmeros casos de poeta assassinados, degredados, exilados, perseguidos, porque eles dominam esse mistério, essa deusa: a palavra. Dominam, não nos esqueçamos, porque são dominados por ela. E ao dominá-la e serem, por ela dominados, conseguem ver mais e melhor, ver além, por dentro. Ver o verso das coisas é ser profeta.
Assim, mataram poetas nas revoluções, baniram poetas nas crises políticas. O poeta é perigoso, porque está sozinho, longe dos apetites do mundo, a trabalhar com a sensibilidade, tarefa subversiva porque oposta ao mundo de hoje, o da predominância do consumo, da máquina, do fazer, no qual a única ética é o êxito. Ele não se entrega às “verdades” das aparências; ele prefere ficar com o verso. Prefere ficar, como dizia Cruz e Souza: “entre raios, pedradas e metralhas, ficou gemendo mas ficou sonhando”.

Arthur Da Távola

Mensagem do dia


O amor sem ação é apenas mais uma palavra bonita.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Viagem interior...



Estou em viagem interior. Peguei um trem com destino certo ao meu verdadeiro “eu”. Na minha mala não coloquei nada, simplesmente embarquei nessa viagem sem lenço e sem documento. Durante o trajeto, encontrei muitas coisas que havia deixado no meio do caminho quando passei em outras andanças, foram obstáculos que se transformaram em uma linda paisagem durante o percurso.
A cada estação que o trem parava, eu observava as coisas que haviam mudado desde a última viagem, lições que eu havia aprendido durante todo o tempo que passei na estrada. Quanto mais o trem andava, mais admirada com a nova paisagem eu ficava, parece que desde a última viagem, a natureza na sua imensa sabedoria soube desviar o trem dos inúmeros percalços que encontrei na última passagem.
Encontrei árvores caídas no meio do caminho, frutos da última tempestade que arrasou toda a estrada. Encontrei pedras que foram lapidadas, e que se transformaram em lindas rochas que hoje sustentam as curvas que encontrei pelo caminho. Entrei num túnel que me deixou na escuridão por alguns instantes, percebi dentro dele que ainda tenho muito o que descobrir e o que aprender, mas nesse túnel também encontrei a fé que precisava pra sair da escuridão em que me encontrava.
O caminho que tenho a percorrer ainda é muito longo, estou apenas no começo da viagem. Já percorri essa mesma estrada antes, mas cada vez que retorno à ela, sinto que a paisagem mudou. Percebo que a luz que a ilumina é cada vez mais forte, e que os obstáculo estão cada vez menores.
Quando chegar ao meu destino, estarei pronta para descer do trem e conhecer a minha verdadeira essência, o meu verdadeiro “eu”, sem máscaras e sem receios. Só assim poderei habitar a minha verdadeira “casa”, meu verdadeiro ser.

Mensagem do dia!!!



Não importa o quanto essa nossa vida nos obriga a ser sérios... Todos nós procuramos alguém para sonhar... brincar... amar, e tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender.

Miguel Falabela

Reflexão

Acredito que na vida nada acontece por acaso. Nesse final de semana tirei um tempinho no meio da agitação para observar um pouco as pessoas. Percebi nessa minha observação, que ninguém é igual a ninguém, e que as pessoas nunca serão do jeito que a gente quer que elas sejam. Aprendi que temos que respeitar o espaço e a individualidade de cada um, e que cabe somente a nós a responsabilidade sobre nossos atos.
Depois que me conheci melhor, que soube o que realmente busco, comecei a ver a vida de uma maneira diferente. Decidi deixar as coisas acontecerem naturalmente, aprendi que tudo tem sua hora certa de ser e de acontecer. Comecei a respeitar a liberdade de cada um, e hoje deixo as coisas que amo livre. Não consigo mais pensar em uma pessoa presa à mim por obrigação, ou por vontade somente minha.
Vivo um dia de cada vez, e tento tirar do mesmo o melhor aprendizado possível. Respeito as coisas e as pessoas mesmo com seus defeitos e qualidades, pois ninguém é perfeito, inclusive eu.
E, principalmente, que você não pode correr atrás das borboletas, mas sim cuidar do seu jardim para que elas venham até você. Assim é o amor, só vai aparecer na sua vida quando você cuidar do que mais importante você tem, que é a si mesmo. Quando aprender a se valorizar e aceitar o que somente te fará bem, você atrairá apenas coisas e pessoas boas na sua vida.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A dificuldade de agradar a todos...

Muitas pessoas se comportam da forma que imaginam que agradará a todos. Esta metáfora nos fala da impossibilidade de realizar este objetivo e sobre a necessidade de confiarmos em nosso julgamento interno. Em pleno calor do dia um pai andava pelas poeirentas ruas de Keshan junto com seu filho e um jumento. O pai estava sentado no animal, enquanto o filho o conduzia, puxando a montaria com uma corda. "Pobre criança!", exclamou um passante, "suas perninhas curtas precisam esforçar-se para não ficar para trás do jumento. Como pode aquele homem ficar ali sentado tão calmamente sobre a montaria, ao ver que o menino está virando um farrapo de tanto correr.O pai tomou a sério esta observação, desmontou do jumento na esquina seguinte e colocou o rapaz sobre a sela. Porém não passou muito tempo até que outro passante erguesse a voz para dizer: Que desgraça! O pequeno fedelho lá vai sentado como um sultão, enquanto seu velho pai corre ao lado.Esse comentário muito magoou o rapaz, e ele pediu ao pai que montasse também no burro, às suas costas. Já se viu coisa como essa?, resmungou uma mulher usando véu. Tamanha crueldade para com os animais! O lombo do pobre jumento está vergado, e aquele velho que para nada serve e seu filho abancaram-se como seu o animal fosse um divã. Pobre criatura! "Os dois alvos dessa amarga crítica entreolharam-se e, sem dizer palavra, desmontaram. Entretanto mal tinham andado alguns passos quando outro estranho fez troça deles ao dizer: Graças a Deus que eu não sou tão bobo assim! Por que vocês dois conduzem esse jumento se ele não lhes presta serviço algum, se ele nem mesmo serve de montaria para um de vocês? O pai colocou um punhado de palha na boca do jumento e pôs a mão sobre o ombro do filho. "Independente do que fazemos", disse, sempre há alguém que discorda de nossa ação. Acho que nós mesmos precisamos determinar o que é correto".

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Mensagem do dia!!

" O coração tem razões que a própria razão desconhece."

Quem não se perguntou...

Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Essas três questões, simples de formular e difíceis de responder até por filósofos, sintetizam o desejo de autoconhecimento do homem ocidental de todas as épocas e fundamentaram boa parte do pensamento grego. Sócrates difundiu a frase “Conhece-te a ti mesmo”, convidando seus contemporâneos à reflexão sobre o sentido da existência.
Há 2,5 mil anos, a filosofia estava alvorecendo na figura desse mestre famoso, que deixou de lado o pensamento mítico, as especulações sobre a origem do Universo, para investir na busca da essência humana e de sua relação com os outros.
Ainda hoje, jogar luz no interior da alma é uma boa maneira de superar as angústias, que nossa ciência muitas vezes trata como doenças. É ainda Viktor Salis quem traduz o saber de ontem para a língua atual: “Quem não se conhece não tem claro o sentido das coisas que faz, fica num sufoco. Basta ver os que trabalham como cavalos, sem refletir, só para comprar e acumular coisas, e acabam sofrendo de depressão ou síndrome do pânico, por exemplo”.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Mensagem do dia!



A cada dia que passa a vida nos mostra novos caminhos e novas direções. Que a cada decoberta possamos nos encontrar com quem realmente somos, e com aquilo que realmente buscamos.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Meditação: A fonte do Amor Por:Sergio Savian

Estava navegando na web e encontrei esse texto maravilhoso



Nós estamos vivendo uma crise muito profunda do amor, tanto no contexto social quanto no plano individual. Faltam respeito e consideração no jeito das pessoas tratarem umas às outras. Será que a saída desse mal está na briga que vemos acontecer a cada instante? Tem-se a falsa ilusão de que o problema sempre é criado pelo outro e que ele é o responsável pela nossa desgraça, pela nossa miséria. Mas pensando assim, vamos nos sentir cada vez mais impotentes e aprofundar ainda mais o conflito.Existe uma saída individual. Para amar de novo é preciso que você tenha muita consciência de si e esta consciência é que o coloca em contato com o seu "ser amoroso". Quanto mais você aprende a se encontrar com a fonte de amor dentro de si, abre caminho para que o amor também lhe aconteça.Nossa vida contemporânea está muito elétrica, estamos sempre nos entupindo de muita informação, como se pudéssemos ser felizes por este caminho. Mas com tanta correria, falta-nos tempo para sentir, para amar. De que adianta estar junto de alguém se você não tem nada para lhe oferecer? O que você pode proporcionar ao seu parceiro (a) quando se sente irritado (a), frustrado (a) ou mal humorado (a)?Mas se der um tempo para fechar os olhos e, simplesmente, sentir a respiração entrar e sair do seu corpo, pelo menos 15 minutos por dia, isto acalmará a sua mente. Você criará um fôlego, passará a se sentir mais calmo (a) e bem melhor. Isso é meditação.Dar uma chance para estar íntimo de si. Quem a pratica sabe do que estou falando. É um voto de amor para consigo mesmo (a). Você aprende a se dar esse presente e se abastece de vitalidade. E quando vai para o outro, pode oferecer a sua presença mais íntegra. Ao meditar, a pessoa torna-se mais sensível para apreciar a vida que se manifesta dentro e fora de si. Dá mais importância a cada momento e se conscientiza disso. Ao estar com o outro, faz do encontro algo muito especial: uma celebração da vida.

Mensagem para o ínicio da semana

Procure por cada canto que passar, cada estrada que rodar e por onde quer que vá, a luz que brilha do seu olhar. E com ela então, encante seu próximo , ilumine a escuridão dos que nescessitam e acenda a chama dos corações envoltos na solidão.Depois disto mire-se no espelho e sorria, sinta que você é uma pessoa especial.

Uma ótima semana é o que eu desejo para Vocês!!!

Resgate...



Turbulência...

Dúvida...

Fragmentos...

Incertezas...

Busca...

Volta interior...

Resgate...

Encontro...

Respostas...

Mensagem...

Abonanza...

Sublimação...

Aceitação...



Bom, mais um dia de tempestade a vista...

As transformações que ocorrem em nosso interior muitas vezes nos atingem como uma tempestade e transformam tudo dentro da gente.

Muitas vezes é bom fazermos uma varredura na alma e colocarmos fora tudo que não nos serve mais, por mais difícil que seja essa limpeza, ela é necessária.

Um dia a tempestade passa...

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Limpeza profunda


Sabe que fico me perguntando sobre o descaso e a solidão, como deve ser triste se sentir só e abandonado, sendo que se tem pessoas por perto que não te ligam, simplesmente te ignoram.
Hoje estou um pouquinho estranha, estou me sentindo assim, meia só. Sei que ninguém nunca está completamente sozinho, pois estamos sempre em nossa companhia e quando temos a nós mesmos, sempre estamos bem. Sei lá, to meia estranha, os pensamentos estão se revirando de uma forma diferente na minha cabeça e começo a me perguntar sobre um monte de coisas que nunca havia parado para pensar.
Essa volta interior faz muito bem pra nós. Regressamos a um ponto dentro de nós mesmos que há muito não voltávamos e descobrimos coisas novas e ao mesmo tempo antigas, que estavam guardadas como no fundo de um baú. Quando abrimos a tampa, percebemos que os tesouros ali guardados já se terminaram, como tudo na vida se termina, o que fica são apenas recordações.
Por isso, temos que limpar nosso baú de preocupações todos os dias, pois se as guardamos só acumulamos coisas que não nos são úteis e que acabam tomando o espaço de coisas que realmente nos são imprescindíveis.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O Amor Maduro - Por Artur da Tàvola

O amor maduro não é menor em intensidade.
Ele é apenas silencioso.
Não é menor em extensão.
É mais definido colorido e poetizado.
Não carece de demonstrações.
Presenteia com a verdade do sentimento.
Não precisa de presenças exigidas.
Amplia-se com as ausências significativas.
O amor maduro tem e quer problemas, sim, como tudo.
Mas vive dos problemas da felicidade.
Problemas da felicidade são formas trabalhosas de construir o bem, o prazer.
Problemas da infelicidade não interessam ao amor maduro.
Na felicidade está o encontro de peles, o ficar com o gosto da boca e do cheiro do outro - está a compreensão antecipada, a adivinhação, o presente de valor interior, a emoção vivida em conjunto, os discursos silenciosos da percepção, o prazer de conviver, o equilíbrio de carne e do espírito.
O amor maduro é a valorização do melhor do outro e a relação com a parte salva de cada pessoa.
Ele vive do que não morreu, mesmo tendo ficado para depois, vive do que fermentou criando dimensões novas para sentimentos antigos, jardins abandonados, cheios de sementes.
Ele não pede, tem.
Não reivindica, consegue.
Não percebe, recebe.
Não exige, oferece.
Não pergunta, adivinha.
Existe, para fazer feliz.


http://www.arturdatavola.com/Cronicas_4.html#Maduro


Ser ou não ser de ninguém? Por Mônica Bontone

Achei esse texto na web e cheguei a conclusão que é uma verdade verdadeira.



Na hora de cantar todo mundo enche o peito nas boates, levanta os braços, sorri e dispara: "eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também". No entanto, passado o efeito do uísque com energético e dos beijos descompromissados, os adeptos da geração "tribalista" se dirigem aos consultórios terapêuticos, ou alugam os ouvidos do amigo mais próximo para reclamar de solidão, ausência de interesse das pessoas, descaso e rejeição. A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu.
Beijar na boca é bom? Claro que é! Manter-se sem compromisso, viver rodeado de amigos em baladas animadíssimas é legal? Evidente que sim. Mas por que reclamam depois? Será que os grupos tribalistas se esqueceram da velha lição ensinada no colégio, de que "toda ação tem uma reação"? Agir como tribalista tem conseqüências, boas e ruins, como tudo na vida. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo - beijar de língua, namorar e não ser de ninguém. Para comer a cereja é preciso comer o bolo todo e nele, os ingredientes vão além do descompromisso, como: não receber o famoso telefonema no dia seguinte, não saber se está namorando mesmo depois de sair um mês com a mesma pessoa, não se importar se o outro estiver beijando outra, etc, etc, etc.
Embora já saibam namorar, "os tribalistas" não namoram. Ficar também é coisa do passado. A palavra de ordem hoje é "namorix". A pessoa pode ter um, dois e até três namorix ao mesmo tempo. Dificilmente está apaixonada por seus namorix, mas gosta da companhia do outro e de cultivar a ilusão de que não está sozinho. Nessa nova modalidade de relacionamento, ninguém pode se queixar de nada. Caso uma das partes se ausente durante uma semana, a outra deve fingir que nada aconteceu - afinal, não estão namorando. Aliás, quando foi que se estabeleceu que namoro é sinônimo de cobrança?
A nova geração prega liberdade, mas acaba tendo visões unilaterais. Assim como só deseja "a cereja do bolo tribal", enxerga apenas o lado negativo das relações mais sólidas. Desconhece a delícia de assistir um filme debaixo das cobertas num dia chuvoso comendo pipoca com chocolate quente, o prazer de dormir junto abraçado roçando os pés sob as cobertas e a troca de cumplicidade, carinho e amor. Namorar é algo que vai muito além das cobranças. É cuidar do outro e ser cuidado por ele, é telefonar só para dizer boa noite, ter uma boa companhia para ir ao cinema de mãos dadas, transar por amor, ter alguém para fazer e receber cafuné, um colo para chorar, uma mão para enxugar lágrimas, enfim, é ter alguém para amar.
Já dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade que "amar se aprende amando" e se seguirmos seu raciocínio, esbarraremos na lição que nos foi transmitida nas décadas passadas: relação é sinônimo de desilusão. O número avassalador de divórcios nos últimos tempos, só veio confirmar essa tese e aqueles que se divorciaram (pais e mães dos adeptos do tribalismo) vendem (na maioria das vezes) a idéia de que casar é um péssimo negócio e que uma relação sólida é sinônimo de frustrações futuras. Talvez seja por isso que pronunciar a palavra "namoro" traga tanto medo e rejeição. No entanto, vivemos em uma época muito diferente daquela em que nossos pais viveram. Hoje podemos optar com maior liberdade e não somos mais obrigados a "comer sal junto até morrer". Não se trata de responsabilizar pais e mães, ou atribuir um significado latente aos acontecimentos vividos e assimilados na infância, pois somos responsáveis por nossas escolhas, assim como o que fazemos com as lições que nos chegam. A questão não é causal, mas quem sabe correlacional.
Podemos aprender amar se relacionando. Trocando experiências, afetos, conflitos e sensações. Não precisamos amar sob os conceitos que nos foram passados. Somos livres para optar. E ser livre não é beijar na boca e não ser de ninguém. É ter coragem, ser autêntico e se permitir viver um sentimento... É arriscar, pagar para ver e correr atrás da felicidade. É doar e receber, é estar disponível de alma, para que as surpresas da vida possam aparecer. É compartilhar momentos de alegria e buscar tirar proveito até mesmo das coisas ruins.
Ser de todo mundo, não ser de ninguém é o mesmo que não ter ninguém também... É não ser livre para trocar e crescer... É estar fadado ao fracasso emocional e à tão temida solidão.
* * * * * * * * * * * * * * *

O Vôo das borboletas


As borboletas são exemplos de liberdade. Podem ir para onde querem e não tem que dar satisfação da sua vida à ninguém. São livres... A vida do ser humano tinha que ser parecida com a das borboletas, nossa liberdade deveria ser respeitada por tudo e todos.
A vida de vez em quando nos prega algumas peças e ficamos por um bom tempo sem saber que rumo tomar, para que lado do caminho trilhar. Às vezes preferimos ficar sozinhos do que ter alguém, mas muitas vezes durante a caminhada sentimos falta de uma companhia, e é aí que o bicho pega.
Sou uma pessoa muito parecida com as borboletas, adoro levantar vôo e ir em busca de novos horizontes, hoje estou aqui, amanhã posso não estar. O corte das minhas asas vai ser muito dolorido, mas um dia precisamos encontrar um porto seguro, aquele lugar que você sabe que pode voltar depois de uma longa viagem.
Espero que minha liberdade seja respeitada, assim como pretendo respeitar a dos outros. Ser livre não significa fazer tudo que der na telha, mas poder fazer o que você gosta e quer sem ser repreendido por isso.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Vamos fazer folia!!!!


Carnaval é uma data comemorativa, dias de imensas festas... temos sim é que ter muita consciência.


Boas festas a todos!!!!